MÓDULO 5: Marketing e Gestão Empresarial |
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CARGA HORÁRIA: 80h |
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PROFESSOR: MÁRCIO RICARDO MEDEIROS OLIVEIRA |
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EIXOS ESTRUTURANTES
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HABILIDADES GERAIS (Por Eixo) |
HABILIDADES ESPECÍFICAS (Por Área de Conhecimento) |
UNIDADE CURRICULAR |
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERS |
Empreendedorismo |
(EMIFCG10) Reconhecer e utilizar qualidades e fragilidades pessoais com confiança para superar desafios e alcançar objetivos pessoais e profissionais, agindo de forma proativa e empreendedora e perseverando em situações de estresse, frustração, fracasso e adversidade.
(EMIFCG11) Utilizar estratégias de planejamento, organização e empreendedorismo para estabelecer e adaptar metas, identificar caminhos, mobilizar apoios e recursos, para realizar projetos pessoais e produtivos com foco, persistência e efetividade.
(EMIFCG12) Refletir continuamente sobre seu próprio desenvolvimento e sobre seus objetivos presentes e futuros, identificando aspirações e oportunidades, inclusive relacionadas ao mundo do trabalho, que orientem escolhas, esforços e ações em relação à sua vida pessoal, profissional e cidadã. |
(EMIFLGG10) Avaliar como oportunidades, conhecimentos e recursos relacionados às várias linguagens podem ser utilizados na concretização de projetos pessoais ou produtivos, considerando as diversas tecnologias disponíveis e os impactos socioambientais.
(EMIFLGG11) Selecionar e mobilizar intencionalmente conhecimentos e recursos das práticas de linguagem para desenvolver um projeto pessoal ou um empreendimento produtivo.
(EMIFLGG12) Desenvolver projetos pessoais ou produtivos, utilizando as práticas de linguagens socialmente relevantes, em diferentes campos de atuação, para formular propostas concretas, articuladas com o projeto de vida. |
UC 8 - Gestão de Eventos.
UC 9 - Estudante Empreendedor.
Modalidade: Presencial e/ou semipresencial. |
Gestão de Evento: - Público alvo; - Cronograma; - Desenvolvimento de estratégia; - Formação de equipe; - Identificação e engajamento de possíveis parceiros e patrocinadores; - Preparação/Escolha do local e data; - Exposição; - Desenvolvimento; - Mercado de trabalho; - Escolhas profissionais; - Propostas levantadas pela turma; - Como definir a atuação de funcionários (empresa - colaborador); - As atribuições; - Venda de produtos; - Lucro (definição do que fazer) Criação de um projeto da turma; - Estudante empreendedor (elaborar e executar); Pesquisa de campo – (Conheça a demanda do mercado); - Plano de negócios - Formalização de uma empresa; - Qual tipo de produto a turma escolheu? (Por quê) viabilidade do produto. O cenário empresarial; - Estratégias de capital; - Investimento (Recursos) - Preço - Valores; - Fluxo de caixa; - Moeda; - Marketing digital (divulgação); - Como as redes sociais podem alavancar seu evento. - Definição/criação de um produto no âmbito das variedades linguísticas que pode ser ofertado na comunidade e ou região. |
ECONOMIA (Trabalho, Educação Financeira, Educação Fiscal);
CIÊNCIA E TECNOLOGIA (Ciência e Tecnologia |
EMENTA DA TRILHA DE APROFUNDAMENTO DE LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS 480 H/A |
TÍTULO: AMPLIFICA! A linguagem em movimento. |
AUTORES: Alessandra de Oliveira Quirino Chiarioni Antônio Adailton Silva Aparecida Kristênia de Oliveira Eliziane de Paula Silveira Jonara Lúcia Streit Mariana Castro Cavalcante Lima Silva Nathália Fonseca Ayres Sâmia Maria Carvalho de Macedo COLABORADORA: Fabiana Kátia da Silva Medeiros
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CARGA HORÁRIA: 480 Horas/Aulas |
RESUMO: Variação linguística é um fenômeno natural que ocorre pela diversificação dos sistemas de uma língua em relação às possibilidades de mudança de seus elementos (vocabulário, pronúncia, morfologia, sintaxe). Ela existe porque as línguas são dinâmicas e sensíveis a fatores como: região geográfica, sexo, idade, classe social do falante e grau de formalidade do contexto da comunicação. É importante observar que toda variação linguística é adequada para atender às necessidades comunicativas e cognitivas do falante. Assim, quando julgamos errada determinada variedade, estamos emitindo um juízo de valor sobre os seus falantes e, portanto, agindo com preconceito linguístico.
Tipos de variações linguísticas: ● Regionais ● Sociais ● Estilísticas ● Histórica
Dessa forma, a Trilha de Aprofundamento AMPLIFICA! A linguagem em movimento propõe o trabalho de investigação e valorização das variedades linguísticas regionais, nacionais e globais por meio dos campos de atuação das Práticas de Estudo e Pesquisa, Artístico-literário, da Vida Pessoal e Jornalístico-midiático. O estudante fará pesquisas (bibliográfica, exploratória, de campo, experimental etc.) com o uso de fontes confiáveis em busca de informações sobre o português brasileiro, língua(s) e/ou linguagem(ns) específica(s), e poderá comparar seus achados com as variações existentes na língua inglesa em diversas regiões, visando valorizar a língua materna e fundamentar suas reflexões e hipóteses sobre a organização, o funcionamento e/ou os efeitos de sentido de enunciados e discursos materializados nas diversas línguas e linguagens. O estudante se apropriará de conhecimentos e recursos das práticas de linguagem para propor ações individuais e/ou coletivas de mediação e intervenção sobre formas de interação e de atuação social, visando colaborar para o convívio democrático e com respeito ao modo de se expressar verbalmente dos usuários da língua, valorizando a diversidade linguística.
Outro ponto forte da Trilha de Aprofundamento AMPLIFICA! A linguagem em movimento será o trabalho vinculado à literatura, incluindo o gênero dramático, tendo como suporte a leitura de textos de livros impressos e e-books - para apreciação e réplica do contexto literário, social, histórico e linguístico como base para o trabalho das variações linguísticas, pois, é de suma importância “Discutir, no fenômeno da variação linguística, variedades prestigiadas e estigmatizadas e o preconceito linguístico que as cerca, questionando suas bases de maneira crítica” (BRASIL, 2017, p. 83). Assim, percebe-se a importância de trabalhar temas e processos de natureza histórica, social, econômica, filosófica, artística, política e/ou cultural, em âmbito local, regional, nacional e/ou global presentes nas obras literárias.
Para isso, literatos como Graciliano Ramos, Patativa do Assaré, Luís Fernando Veríssimo, Ariano Suassuna, Paulo Leminski, Carolina Maria de Jesus, Marcos Bagno, José de Alencar, Genésio Tocantins, Lucimar Compositor, José Liberato Póvoa, Pedro Tierra, Isabel Dias Neves. Odir Rocha, Zacarias Martins, Irma Galhardo, Célio Pedreira, Fidêncio Bogo, Bernardo Élis, Geoffrey Chaucer, Thomas Malory, William Shakespeare, Charles Dickens, Lucelita Maria Alves, Múcio Breckenfeld, Geoffrey Chaucer; Thomas Malory: William Shakespeare, Charles Dickens; David Copperfield; Oscar Wilde; Edgar Allan Poe; Nathaniel Hawthorne; F. Scott Fitzgerald; Walt Whitman; e Herman Melville, dentre outros, serão referência para o trabalho no campo artístico-literário.
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A Trilha de Aprofundamento tem os seguintes objetivos: ● Reconhecer o valor das diferentes culturas, desenvolvendo o espírito crítico e o respeito por elas, agindo solidariamente com seus membros e abrindo-se ao diálogo; ● Compreender que a língua é constituída por variações linguísticas, que devem ser respeitadas de acordo com as situações de produção; ● Refletir sobre o preconceito linguístico na sociedade brasileira; ● Superar a discriminação relacionada às diferentes formas de falar do povo brasileiro; ● Perceber e superar a discriminação relacionada à fluência e sotaques da língua inglesa; ● Reconhecer a existência do preconceito linguístico dentro e fora da sala de aula; ● Despertar a consciência crítica a respeito da necessidade de combater o preconceito linguístico; ● Reconhecer a importância de distinguir as situações diversas que exigirão determinados padrões formais e informais.
A Trilha colabora também no desenvolvimento de projetos pessoais ou produtivos, utilizando as práticas de linguagem socialmente relevantes em diferentes campos de atuação para formular propostas concretas, articuladas com o projeto de vida pessoal e profissional. Diante disso, espera-se que o estudante desenvolva habilidades para propor e testar soluções éticas, estéticas, criativas e inovadoras para problemas reais, utilizando as diversas línguas e linguagens em um ou mais campos de atuação social, implicando-se, dessa forma, na superação da estereotipia, do lugar-comum, o que, consequentemente, o ajudará no enfrentamento de preconceitos referentes ao uso da língua.
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ÁREA(S) DO CONHECIMENTO: Área focal: Linguagens e suas Tecnologias Área complementar: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
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HABILIDADES: Além das habilidades dispostas no Documento Curricular do Tocantins – Etapa Ensino Médio, as quais constituem parte dos conhecimentos a serem ampliados e aprofundados na Trilha de Aprofundamento AMPLIFICA! A linguagem em movimento, também é parte do currículo um conjunto de habilidades gerais e habilidades específicas definidas para itinerários formativos (vide anexo).
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TEMAS: O conhecimento histórico construído sobre o mundo natural e cultural tem demonstrado que as relações entre os homens, assim como entre eles e o meio, precisam ser objeto da educação. É preciso desenvolver em cada pessoa a capacidade para cuidar de si, do outro e do meio ambiente como forma de garantir mais do que somente a sobrevivência. É preciso que haja qualidade de vida, e que ela seja democratizada, disponibilizada de forma equitativa a todos.
Para tanto, é necessário aprender colocando o aprendizado em prática. Para que o desenvolvimento dessa capacidade seja viabilizado, as situações de aprendizagem escolares devem incluir nas atividades os denominados temas contemporâneos transversais. Na Trilha de Aprofundamento AMPLIFICA! A linguagem em movimento, todos os temas transversais serão explorados e colaborarão na formação do perfil do egresso (vide anexo)
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OBJETOS DE CONHECIMENTO: Os Objetos de Conhecimento são classificados como conteúdos, conceitos e processos e aparecem nas habilidades como complementos dos verbos indicadores de ação. A BNCC propõe que o objeto de conhecimento deixe de ser o elemento central do processo educacional e passe a ser um meio para que as habilidades sejam desenvolvidas. Dessa forma, o comando será o verbo, que explicita a operação cognitiva a ser realizada sobre objetos de conhecimento dos quais o estudante se apropriará ao longo dos estudos dos módulos.
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EIXOS ESTRUTURANTES: A Resolução CNE/CEB nº 03, de 21 de novembro de 2018, estabelece que os itinerários formativos (trilhas de aprofundamento) devem se organizar em torno de um ou mais dos seguintes eixos estruturantes: investigação científica, processos criativos, mediação e intervenção sociocultural e empreendedorismo. O documento Referenciais Curriculares para a Elaboração de Itinerários Formativos estabelece que os eixos estruturantes “visam integrar e integralizar os diferentes arranjos de Itinerários Formativos, bem como criar oportunidades para que os estudantes vivenciem experiências educativas profundamente associadas à realidade contemporânea, que promovam a sua formação pessoal, profissional e cidadã”, o que poderá ser feito envolvendo-os em “situações de aprendizagem que lhes permitam produzir conhecimentos, criar, intervir na realidade e empreender projetos presentes e futuros”. Diz ainda que os quatro eixos estruturantes são complementares. Por isso, “é importante que os Itinerários Formativos incorporem e integrem todos eles, a fim de garantir que os estudantes experimentem diferentes situações de aprendizagem e desenvolvam um conjunto diversificado de habilidades relevantes para sua formação integral”. Tendo em vista o necessário esclarecimento sobre cada um dos 4 eixos estruturantes, é realizada a seguir uma exposição sobre cada um deles, fundamentada na Resolução CNE/CEB nº 03 e nos Referenciais Curriculares para a Elaboração de Itinerários Formativos.
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EIXO 1 – INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA: Para compreender a realidade e nela intervir, lidando de forma crítica, reflexiva e produtiva com informações disponíveis em quantidade cada vez maior, os estudantes precisam se apropriar de conhecimentos e habilidades que lhes permitam acessar, selecionar, processar, analisar e utilizar dados sobre os mais diferentes assuntos. Na Trilha de Aprofundamento AMPLIFICA! A linguagem em movimento, o estudante ampliará a capacidade de investigar a realidade, compreendendo, valorizando e aplicando o conhecimento sistematizado, por meio da realização de práticas e produções científicas.
OBJETIVOS: ● Aprofundar conceitos fundantes das ciências para a interpretação de ideias, fenômenos e processos; ● Ampliar habilidades relacionadas ao pensar e fazer científico; ● Utilizar esses conceitos e habilidades em procedimentos de investigação voltados à compreensão e enfrentamento de situações cotidianas, com proposição de intervenções que considerem o desenvolvimento local e a melhoria da qualidade de vida da comunidade. Tendo em vista o necessário esclarecimento sobre cada um dos 4 eixos estruturantes, é realizada a seguir uma exposição sobre cada um deles, fundamentada na Resolução CNE/CEB nº 03 e nos Referenciais Curriculares para a Elaboração de Itinerários Formativos.
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EIXO 1 – INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA: Para compreender a realidade e nela intervir, lidando de forma crítica, reflexiva e produtiva com informações disponíveis em quantidade cada vez maior, os estudantes precisam se apropriar de conhecimentos e habilidades que lhes permitam acessar, selecionar, processar, analisar e utilizar dados sobre os mais diferentes assuntos. Na Trilha de Aprofundamento AMPLIFICA! A linguagem em movimento, o estudante ampliará a capacidade de investigar a realidade, compreendendo, valorizando e aplicando o conhecimento sistematizado, por meio da realização de práticas e produções científicas.
OBJETIVOS: ● Aprofundar conceitos fundantes das ciências para a interpretação de ideias, fenômenos e processos; ● Ampliar habilidades relacionadas ao pensar e fazer científico; ● Utilizar esses conceitos e habilidades em procedimentos de investigação voltados à compreensão e enfrentamento de situações cotidianas, com proposição de intervenções que considerem o desenvolvimento local e a melhoria da qualidade de vida da comunidade.
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EIXO 2 – PROCESSOS CRIATIVOS: Aprender a utilizar conhecimentos, habilidades e recursos de forma criativa para propor, inventar, inovar é uma exigência para participar da sociedade contemporânea. Na Trilha de Aprofundamento AMPLIFICA! A linguagem em movimento, os estudantes expandirão a sua capacidade de idealizar e realizar projetos criativos tendo em vista desenvolver a consciência crítica sobre variedades linguísticas e o preconceito linguístico.
OBJETIVOS: ● Aprofundar conhecimentos sobre questões que afetam a vida dos seres humanos e do planeta em nível local, regional, nacional e global, e compreender como podem ser utilizados em diferentes contextos e situações; ● Ampliar habilidades relacionadas à convivência e atuação sociocultural; ● Utilizar esses conhecimentos e habilidades para mediar conflitos, promover entendimentos e propor soluções para questões e problemas socioculturais e ambientais identificados em suas comunidades. ● Identificação de uma dúvida, questão ou problema; ● Elaboração, apresentação e difusão de uma ação, produto, modelo ou solução criativa, como obras e espetáculos artísticos e culturais, campanhas e peças de comunicação, programas, aplicativos, jogos, robôs, circuitos, dentre outros produtos analógicos e digitais.
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EIXO 3 – MEDIAÇÃO E INTERVENÇÃO SOCIOCULTURAL: Os estudantes precisam desenvolver a capacidade de atuar como construtores de uma sociedade mais ética, justa, democrática, inclusiva, solidária e sustentável, o que pode ser alcançado por meio da ampliação da capacidade de utilizar conhecimentos de diversas áreas, realizando projetos que contribuam com a sociedade e com o meio ambiente. Os participantes da Trilha de Aprofundamento AMPLIFICAM! A linguagem em movimento, usando os saberes sobre pesquisa, poderão identificar problemas na sua comunidade e, fazendo uso dos saberes sobre variedades linguísticas, construir propostas que contribuam para solucioná-los, por meio de mediações e intervenções.
OBJETIVOS: ● Aprofundar conhecimentos sobre questões que afetam a vida dos seres humanos e do planeta em nível local, regional, nacional e global, e compreender como podem ser utilizados em diferentes contextos e situações; ● Ampliar habilidades relacionadas à convivência e atuação sociocultural; ● Utilizar esses conhecimentos e habilidades para mediar conflitos, promover entendimentos e propor soluções para questões e problemas socioculturais e ambientais identificados em suas comunidades.
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EIXO 4 – EMPREENDEDORISMO: A participação em uma sociedade cada vez mais marcada pela incerteza, pela volatilidade e pela mudança permanente exige cada vez mais conhecimentos e habilidades que permitam a adaptação a diferentes contextos e a criação de novas oportunidades para todos. Na Trilha de Aprofundamento AMPLIFICA! A linguagem em movimento, os estudantes precisam expandir a capacidade de mobilizar conhecimentos da Área de Linguagens e suas Tecnologias para empreender projetos pessoais ou produtivos no âmbito das variedades linguísticas, de forma articulada ao seu projeto de vida.
OBJETIVOS: ● Aprofundar conhecimentos relacionados ao contexto do mundo do trabalho e à gestão de iniciativas empreendedoras, incluindo seus impactos nos seres humanos, na sociedade e no meio ambiente; ● Ampliar habilidades relacionadas ao autoconhecimento, empreendedorismo e projeto de vida; ● Utilizar esses conhecimentos e habilidades para estruturar iniciativas empreendedoras com propósitos diversos, voltadas a viabilizar projetos pessoais ou produtivos com foco no desenvolvimento de processos e produtos com o uso de tecnologias variadas.
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UNIDADES CURRICULARES:
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Módulo 1: Variação Linguística – Fundamentos – 80h.
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Módulo 2: O Português Brasileiro – 80h
UC 3- A Língua Portuguesa do Brasil.
SUGESTÕES DE SEQUÊNCIA DE SITUAÇÕES/ATIVIDADES EDUCATIVAS: a) Roda de conversa sobre a temática. A atividade motivará os alunos para o início deste trabalho. Algumas questões norteadoras serão colocadas para serem discutidas, tais como: as pessoas falam e se expressam da mesma maneira? Vocês conhecem alguém que fala de uma forma diferente da sua? Em sua opinião, essas pessoas falam errado? Por quê? Em situações e contextos de comunicação diferenciados, devemos nos expressar e falar da mesma maneira?
A comunicação oral se dá sempre da mesma maneira que a comunicação escrita? b) Utilização da internet; c) Vídeos; d) Trabalho em duplas; e) Exibição de vídeos, filmes; f) Leitura de textos/obras para análise e reflexão; g) Análise de falas, de letras de música, de gibis e mangás, dentre outros gêneros discursivos impressos e digitais que abordam a temática; h) Apresentação de temáticas e suas discussões com os estudantes, fazendo levantamento do seu conhecimento prévio sobre o assunto, pesquisas sobre o tema, exibição de slides, filmes, redes sociais e outros.
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Módulo 3: Variação Linguística na Língua Inglesa – 80h. Eixo: Processos Criativos.
Objetivo: Conhecer aspectos relevantes da língua inglesa e sua evolução até os tempos atuais com o intuito de levar o estudante ao pensamento crítico sobre a heterogeneidade das línguas e a valorização da língua materna, e entender que a literatura e a música possuem licença poética e liberdade de escrita no processo de criação, e que a língua é diretamente influenciada por esse processo criativo dos artistas. UC 4 - Variações: históricas, regionais, situacionais. Inglês nativo e a língua Franca UC 5 - Literatura e Música em Língua Inglesa
SUGESTÕES DE SEQUÊNCIA DE SITUAÇÕES/ATIVIDADES EDUCATIVAS: a) Debates acerca da importância de aprender sobre a cultura de países que falam a língua inglesa; b) Aulas expositivas sobre o contexto histórico da Inglaterra e a evolução da língua inglesa; c) Exposição de vídeos sobre a diferença do Inglês formal e Informal: a língua usada em e-mails, redes sociais, conversa de roda de amigos, entrevista de emprego e outras formas de comunicação; d) Estudantes deverão apresentar de forma criativa os países que falam fluentemente o inglês como segunda língua e o contexto histórico de terem adotado uma segunda língua; e) Mostra musical de cantores não nativos que utilizam a língua inglesa para alavancar sua carreira internacional; f) Debates sobre a Influência do cinema americano e mostra de filmes; g) Trabalhos em grupo sobre o porquê de a língua inglesa ser a língua dos jogos, da informática, da internet e do comércio internacional; h) Festival cultural sobre as descobertas em relação à língua inglesa; i) Exibição de vídeos de falantes da língua inglesa como língua estrangeira e como segunda língua e vídeos de nativos falando para realizar comparações; j) Roda de conversa sobre a temática. Utilizar questões norteadoras para serem discutidas, tais como: as pessoas falam e se expressam da mesma maneira? Não nativos possuem a mesma pronúncia e entonação que os nativos? Se não, isso quer dizer que eles não falam inglês? Em sua opinião, é possível falar inglês sem ser cópia de um nativo? Por quê? Em situações e contextos de comunicação diferenciados, devemos nos expressar e falar da mesma maneira? A comunicação oral se dá sempre da mesma maneira que a comunicação escrita? k) Análise de falas, de letras de música, de obras e trechos literários; l) Utilização da internet; m) Trabalho em duplas; n) Leitura individual ou em grupo de resumos (inglês para iniciantes) de obras literárias de autores de língua inglesa; o) Realização de seminários, teatros, saraus, exposição de fotos/imagens e debates sobre as temáticas apresentadas.
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Módulo 4: Variações Linguísticas nas Artes feitas com palavras – 80h. Eixo: Mediação e Intervenção Sociocultural.
Objetivo: Perceber as variações linguísticas nas produções musicais em cada região do Brasil, com aprofundamento nas músicas produzidas por músicos tocantinenses e combater o preconceito linguístico despertando na sociedade o interesse por artistas regionais e locais. UC 6-Variação linguística na música popular brasileira UC 7-Variação linguística na Literatura do Tocantins
SUGESTÕES DE SEQUÊNCIA DE SITUAÇÕES/ATIVIDADES EDUCATIVAS: a) Apreciação de músicas e canções populares; apreciação de obras literárias e de literatura dramática; b) Oficina de criação de canções, com o uso adaptado à música da abordagem triangular (apreciação, contextualização, criação) ou de seus desenvolvimentos; c) Comparação dos registros dos falares tocantinenses e quilombolas, e nas peças regionalizadas de outras regiões do Brasil e em falares de grupos (como o te atro e hip-hop); d) Improvisação teatral: incorporação dos falares regionais na representação de cenas, esquetes e performances, pesquisando a transposição da sua forma escrita para a enunciação verbal; e) Festival de improvisação de poesia falada (spoken word), estilo slam ou “batalha de rima”; pode ser interessante observar a relação entre batalhas de rima e o repente; f) Festival de música tocantinense; g) Produção coletiva de uma obra dramática breve (peça curta, esquete ou cena) que incorpore variações linguísticas comuns ao modo de falar tocantinense, de outros grupos e regiões e apresentar para a comunidade.
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Módulo 5: Marketing e Gestão Empresarial – 80h. Eixo: Empreendedorismo.
Objetivo: Aprofundar conhecimentos relacionados ao mundo do trabalho e à gestão de iniciativas empreendedoras, incluindo seus impactos nos na sociedade. UC 8 -Gestão de Eventos UC 9 - Estudante Empreendedor
SUGESTÕES DE SEQUÊNCIA DE SITUAÇÕES/ATIVIDADES EDUCATIVAS: a) Módulo integralmente baseado em um projeto empreendedor, que pode consistir na criação de um evento/produto/serviço que estimule o interesse e a valorização das variedades linguísticas. Nesse contexto, o professor atua como orientador, apresentando os primeiros materiais, estimulando a pesquisa, definindo prazos em conjunto com os estudantes; ocupando-se de colaborar na resolução de problemas; acompanhando o desenvolvimento da produção; facilitando os processos e acompanhando permanentemente todas as suas etapas.
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Módulo 6: Brasil, História, Língua Portuguesa e Diáspora Africana– 80h. Eixo: Mediação e Intervenção Sociocultural.
Objetivo: Compreender os processos históricos, políticos, econômicos, sociológicos e culturais presentes na formação do Estado Brasileiro, reconhecendo o processo colonizatório dos Portugueses, a influência da Língua Portuguesa e Língua Inglesa na cultura Brasileira. UC 10 – O Brasil e a Língua Portuguesa. UC 11 – Expansão Inglesa. UC 12 – Diáspora Africana e a influência na forma de falar do afro-brasileiro
SUGESTÕES DE SEQUÊNCIA DE SITUAÇÕES/ATIVIDADES EDUCATIVAS: b) Módulo integralmente baseado em um projeto empreendedor, que pode consistir na criação de um evento/produto/serviço que estimule o interesse e a valorização das variedades linguísticas. Nesse contexto, o professor atua como orientador, apresentando os primeiros materiais, estimulando a pesquisa, definindo prazos em conjunto com os estudantes; ocupando-se de colaborar na resolução de problemas; acompanhando o desenvolvimento da produção; facilitando os processos e acompanhando permanentemente todas as suas etapas.
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AVALIAÇÃO: A avaliação será processual, contínua e global, mediante o uso de instrumentos e procedimentos que possibilitem constatar se os estudantes conseguem mobilizar as habilidades e competências de forma autônoma, criativa e significativa nas diferentes atividades propostas, realizando aplicação dos saberes na vida real. Nessa perspectiva, a avaliação deve propiciar ao professor um diagnóstico sobre os saberes dos estudantes em relação ao processo de aprofundamento e consolidação dos conhecimentos na área.
Recomenda-se a priorização dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos, contemplando competências socioemocionais e cognitivas. Cada unidade escolar deve adequar o modo de avaliar as possibilidades e intenções pedagógicas de sua proposta. Sugerem-se, por fim, os seguintes instrumentos/procedimentos avaliativos: (1) Frequência e participação nas atividades. (2) Elaboração e apresentação de trabalhos, frutos de investigação científica, Debates regrados, inclusive na forma de Seminários. (3) Produção, apresentação e publicação de material semiótico/multissemióticas sobre os temas estudados. (4) Autoavaliação individual. (5) Avaliação coletiva e colaborativa – sobre processos e resultados – ciclo ação-reflexão-ação
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FONTES DE INFORMAÇÃO: GERAIS: Bagno, M. (2007) Nada na língua é por acaso. São Paulo: Parábola, 2007. ______________ (2001) Português ou brasileiro? Um convite à pesquisa. SP: Parábola. Bagno, M. et alii. Língua materna: letramento, variação e ensino. São Paulo: Parábola, 2002. BAGNO, M. O preconceito linguístico – o que e, como se faz. 4 ed. São Paulo: Loyola, 2003. BATISTA-SANTOS, Dalve Oliveira; MENEZES, Bruna Lorraynne Dias; DA SILVA, Greize Alves. VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E BNCC: UM OLHAR PARA O ENSINO MÉDIO. Porto Das Letras, v. 6, n. 3, p. 316-336, 2020. BORTONI-RICARDO, S.M. A sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2004. ______________. Nós cheguemu na escola, e agora? São Paulo: Parábola, 2005. BURGESS, Anthony. A Literatura Inglesa. Editora ática.2ª edição. 1999. CALVET, L.J. Sociolinguística: uma introdução crítica. São Paulo: Parábola, 2002. CASTILHO, A. (org.) Para a História do Português Brasileiro. São Paulo, FAPESP: Humanitas, vol.I, Primeiras Idéias, 1998. CASTILHO, A. O Português do Brasil. In: Linguística Românica. São Paulo: Ática, 2000, pp.237-72. CHAGAS, P. A mudança linguística. In: Fiorin, J.L. (org.) Introdução à linguística: I Objetos teóricos. SP: Contexto, 2005. FARACO, C.A. Norma culta brasileira: desatando alguns nós, SP: Parábola, 2008. _____________ Linguística Histórica. São Paulo: Ática, 1990. FIORIN, J.L.; PETTER, Margarida, (orgs.). África no Brasil- a formação da língua portuguesa. São Paulo: Contexto, 2008. HEEMANN, Cláudio. O Teatro de Simões Lopes Neto. In: Teatro completo de Simões Lopes Neto. Porto Alegre: Movimento, 2018. HORWITZ, Elaine Kolker. Becoming a language teacher: a practical guide to second language learning and teaching. Pearson Education. 2008. ILARI, R.; BASSO, R. O Português da gente - a língua que estudamos, a língua que falamos. São Paulo: Contexto, 2006. LABOV, William. Modelos Sociolinguisticos, Madrid: Ediciones Catedral. 1983. Traducíon de José Minguel Herraras. LEITE, M. Q. Preconceito e intolerância na linguagem. SP: Contexto, 2008. NEVES, M. H. de M. A Que gramática estudar na escola? Norma e uso na língua portuguesa. SP: Contexto, 2006. ____________ Gramática de usos do português. São Paulo: Editora Unesp, 2000. ____________. A gramática funcional. São Paulo: Martins Fontes, 1994. ORLANDI, Eni Pulcinelli. O que é Lingüística. São Paulo: Brasiliense, 1986. LOPES, Edward. Fundamentos da Linguística contemporânea. 19 ed. São Paulo: Cultrix, 2000. MATTOS E SILVA, R. V. "O português são dois..." novas fronteiras, velhos problemas. São Paulo: Parábola, 2004. ___________ Ensaios para uma sócio-história do português brasileiro. São Paulo: Parábola, 2004. MELLO, H. et. alii. (orgs.) Os contatos linguísticos no Brasil. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011. MOURA, Roseli Bitzcof, et al. "A TEMÁTICA DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO DOCUMENTO CURRICULAR DO TOCANTINS." Humanidades & Inovação 8.64 (2021): 248-263. PERINI, M. Sofrendo a Gramática. São Paulo: Ática, 1997. ____________. A língua do Brasil amanhã e outros mistérios. São Paulo: Parábola, 2003. RYNGAERT, J.P. Introdução à análise do teatro. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Martins Fontes, 1995. SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. São Paulo: Ática, 1986. UR, Penny. A course in Language teaching: practice and theory Cambridge University Press. 1991. ZUMTHOR, Paul. A Letra e a Voz. Trad. Amálio Pinheiro e Jerusa Pires Ferreira. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. ____________. Performance, Recepção, Leitura. Trad. Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
VARIAÇÕES E VARIEDADES LINGUÍSTICAS TOCANTINENSES: LITERATURA TOCANTINENSE/ARTE DRAMÁTICA.
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CONDIÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO DO ITINERÁRIO FORMATIVO – SEDUC -TO |
CARGA HORÁRIA: 480 |
MODALIDADE: A Trilha de Aprofundamento AMPLIFICA! A linguagem em movimento foi idealizada para ser realizada presencialmente. Contudo, caso algumas escolas, devido a aspectos contextuais, não consigam realizar o trabalho de forma presencial, poderão optar por executar algumas Unidades Curriculares, ou parte dessas Unidades, de forma semipresencial ou em EaD.
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PERFIL DOCENTE: Professores que tenham formação na área contemplada nos módulos, que possam trabalhar em conjunto entre si e que tenham conhecimento em línguas: portuguesa, inglesa e suas literaturas e professor com formação em história para contemplar o módulo 6.
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QUANTIDADE DE ESTUDANTES: No máximo 35 estudantes por turma.
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RECURSOS: Notebook. Datashow. Fotocópias de textos teóricos e científicos, e de atividades didáticas. Computadores com acesso a internet. Caixa de som. Microfones. Ambientes que permitam a experimentação de atividades sonoras. Datashow. Fotocópias de textos com letras de canções. Poemas e peças teatrais. Material de apoio para apresentação de show musical e/ou peça teatral. Mídias audiovisuais. Espaço na comunidade (praça, ginásio e outros). Livros de obras literárias. Fotocópias de textos diversos e atividades. Ambientes que atendam à experimentação de atividades cênicas. Fotocópias de peças teatrais. Material de apoio para apresentação de peça teatral (cenografia, adereços cênicos, indumentária). Outros recursos escolhidos por professores e estudantes. |
MÓDULO 5: Marketing e Gestão Empresarial |
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CARGA HORÁRIA: 80h |
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PROFESSOR: MÁRCIO RICARDO MEDEIROS OLIVEIRA |
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EIXOS ESTRUTURANTES
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HABILIDADES GERAIS (Por Eixo) |
HABILIDADES ESPECÍFICAS (Por Área de Conhecimento) |
UNIDADE CURRICULAR |
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERS |
Empreendedorismo |
(EMIFCG10) Reconhecer e utilizar qualidades e fragilidades pessoais com confiança para superar desafios e alcançar objetivos pessoais e profissionais, agindo de forma proativa e empreendedora e perseverando em situações de estresse, frustração, fracasso e adversidade.
(EMIFCG11) Utilizar estratégias de planejamento, organização e empreendedorismo para estabelecer e adaptar metas, identificar caminhos, mobilizar apoios e recursos, para realizar projetos pessoais e produtivos com foco, persistência e efetividade.
(EMIFCG12) Refletir continuamente sobre seu próprio desenvolvimento e sobre seus objetivos presentes e futuros, identificando aspirações e oportunidades, inclusive relacionadas ao mundo do trabalho, que orientem escolhas, esforços e ações em relação à sua vida pessoal, profissional e cidadã. |
(EMIFLGG10) Avaliar como oportunidades, conhecimentos e recursos relacionados às várias linguagens podem ser utilizados na concretização de projetos pessoais ou produtivos, considerando as diversas tecnologias disponíveis e os impactos socioambientais.
(EMIFLGG11) Selecionar e mobilizar intencionalmente conhecimentos e recursos das práticas de linguagem para desenvolver um projeto pessoal ou um empreendimento produtivo.
(EMIFLGG12) Desenvolver projetos pessoais ou produtivos, utilizando as práticas de linguagens socialmente relevantes, em diferentes campos de atuação, para formular propostas concretas, articuladas com o projeto de vida. |
UC 8 - Gestão de Eventos.
UC 9 - Estudante Empreendedor.
Modalidade: Presencial e/ou semipresencial. |
Gestão de Evento: - Público alvo; - Cronograma; - Desenvolvimento de estratégia; - Formação de equipe; - Identificação e engajamento de possíveis parceiros e patrocinadores; - Preparação/Escolha do local e data; - Exposição; - Desenvolvimento; - Mercado de trabalho; - Escolhas profissionais; - Propostas levantadas pela turma; - Como definir a atuação de funcionários (empresa - colaborador); - As atribuições; - Venda de produtos; - Lucro (definição do que fazer) Criação de um projeto da turma; - Estudante empreendedor (elaborar e executar); Pesquisa de campo – (Conheça a demanda do mercado); - Plano de negócios - Formalização de uma empresa; - Qual tipo de produto a turma escolheu? (Por quê) viabilidade do produto. O cenário empresarial; - Estratégias de capital; - Investimento (Recursos) - Preço - Valores; - Fluxo de caixa; - Moeda; - Marketing digital (divulgação); - Como as redes sociais podem alavancar seu evento. - Definição/criação de um produto no âmbito das variedades linguísticas que pode ser ofertado na comunidade e ou região. |
ECONOMIA (Trabalho, Educação Financeira, Educação Fiscal);
CIÊNCIA E TECNOLOGIA (Ciência e Tecnologia |
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